martes, 8 de mayo de 2012

Seminário Estadual da Pastoral Afrobrasileira


Com o tema “Ações afirmativas e políticas públicas para o povo negro”, aconteceu nos dias 5 e 6 de maio o Seminário Estadual da Pastoral Afro do Regional Sul 3 da CNBB (Rio Grande do Sul). O evento aconteceu no Centro de Pastoral da Paróquia Rede de Comunidades São José, em Gravataí (RS) e contou com representantes de diversas dioceses do estado, com a participação do bispo referencial da Pastoral Afrobrasileira, dom Gílio Felício e do bispo auxiliar de Porto Alegre, dom Jaime Spengler.

A temática iniciou com relato de representante da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Assembléia Legislativa, Rosângela Gafforelli, sobre a ação da Comissão com os imigrantes do Haiti que chegaram ao estado em busca de trabalho. Os haitianos presentes no encontro também fizeram relatos da tragédia que atingiu o país após o terremoto ocorrido em 2010, a busca pela reconstrução, por trabalho e melhores condições de vida em países como o Brasil.
 
A professora Vera Triumpho falou sobre “Pastoral Afro no Rio Grande do Sul: uma história de ações afirmativas” resgatando a caminhada e os desafios da Pastoral Afro no estado. O tema “Trabalho inclusivo nos quilombos: um desafio à Pastoral Afro” foi abordado pela professora Eva Pinheiro e por Joel dos Santos. Outro tema trabalhado foi “Saúde da População Negra: um trabalho árduo e ainda pouco visível”, abordado por Carmem Susana de Lima, Stênio Rodrigues e José Maria Weist. A professora Nilda Alves, ao abordar o tema “Educação Étnica racial no Brasil”, falou de sua experiência como educadora e a prática pedagógica realizada em sala de aula com a educação infantil. Já a professora Adiles Lima, abordou o tema enfatizando a importância da Pastoral Afro para a implementação da Lei 10.639/03, que torna obrigatório nas escolas o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileiras. Sobre ações afirmativas na educação e no mundo do trabalho, a estudante Ana Maria Rodrigues dos Santos e a trabalhadora Tatiane Quirino fizeram relato que emocionou os participantes do encontro e confirmaram a importância de tais ações. No encerramento do Seminário, o coordenador da Pastoral Afro do Regional Sul 3 da CNBB, Olídio Mendes, reafirmou a importância do engajamento e fortalecimento da Pastoral no estado.
 
Impulsionados pelas palavras de dom Gílio, na missa realizada durante o evento, os participantes seguiram para suas dioceses com a missão e o compromisso profético de fortalecimento da caminhada da Pastoral Afro na luta pela construção do Reino de Deus, que quer igualdades de direitos, justiça e felicidade para todos.
 
------
 
Con el tema "Acciones afirmativas y políticas públicas para el pueblo negro", se realizó, los días 5 y 6 de mayo, el Seminario Estadual de Pastoral Afro Región Sur 3 de la CNBB (Rio Grande do Sul). El evento se llevó a cabo en el Centro de la Parroquia red de comunidades de San José en Gravataí y contó con representantes de varias diócesis del estado, la participación del obispo de referencia de la Pastoral Afrobrasileira, msr. Gilio Felicio, y la del obispo auxiliar de Porto Alegre , don Jaime Spengler, vicario episcopal del Vicariato de Gravataí, en la celebración de apertura, y con el párroco, João Carlos Karling.
 La temática comenzó con un informe del representante de la Comisión de Derechos Humanos y Ciudadanía de la Asamblea Legislativa, Rosângela Gafforelli, sobre una acción de la Comisión con los inmigrantes de Haití que llegaron al estado en busca de trabajo. Los haitianos en la reunión también dieron a conocer informes de la tragedia que asoló el país después del terremoto de 2010, la búsqueda de la reconstrucción, de trabajo y mejores condiciones de vida en países como Brasil.
 
La profesora Vera Triunfo habló sobre "La Pastoral Afro en Rio Grande do Sul: una historia de acciones afirmativas", rescató la caminata y los desafíos de la Pastoral Afro en el estado. El tema "Trabajo
inclusivo en los quilombos: un desafío para la Pastoral Afro"lo abordaron la profesora Eva y Joel Pinheiro dos Santos. Otro tema trabajado fue "Salud de la Población Negra: Un trabajo duro y todavía poco visible", abordado por Carmen Susana de Lima, Stenio Rodrigues y ​​José Maria Weist. La profesora Nilda Alves, al abordar el tema "Educación étnica-racial en Brasil", habló de su experiencia como educadora y la práctica pedagógica en el aula de la educación infantil. La profesora Adiles Lima abordó el tema e hizo hincapié en la importancia de la Pastoral Afro en la aplicación de la Ley 10.639/03, que hace obligatoria en las escuelas la enseñanza de la historia y la cultura afrobrasileñas. Sobre acciones afirmativas en la educación y el mundo del trabajo, la estudiante Ana Maria Rodrigues dos Santos y la trabajadora Tatiane Quirino presentaron el informe que emocionó a los participantes de la reunión y confirmó la importancia de este tipo de acciones. En la clausura del seminario, el coordinador de la Pastoral Afro Región Sur 3 de la CNBB, Olídio Mendes, reafirmó la importancia de la participación y el fortalecimiento de la Pastoral en el estado.
 
Impulsados por las palabras de msr. Gilio en la misa inculturada realizada durante el evento, los participantes regresaron a sus diócesis, con la misión y el compromiso
profético de fortalecer la caminata de la Pastoral Afro en la lucha por construir el Reino de Dios, que quiere la igualdad de derechos, la justicia y la felicidad para todos.
 
 
  

No hay comentarios.:

Publicar un comentario